Desmistificando os Cálculos de Gotejamento

Tempo de leitura: 3 minutos

Esse provavelmente é o tipo de cálculo mais comum na prática profissional e o mais cobrado em concursos e processos seletivos. Deste modo, se você dominar esse conteúdo, conseguirá obter um bom desempenho nas provas e no dia-a-dia em seus plantões.

Quando utilizo esse tipo de cálculo?

É utilizado sempre que houver a prescrição de um volume a ser administrado por via endovenosa em um período de tempo pré-estabelecido. Para isso, faz-se necessária a realização de um cálculo para determinar quantas gotas devem ser infundidas por minuto (velocidade) de modo que a infusão termine exatamente no horário desejado.

Quando se trata de equipo macrogotas, utilizamos a seguinte fórmula:

Exemplo:

A prescrição médica é de Soro Glicosado 5% 500 mL para ser infundido em 4 horas. Quantas macrogotas serão infundidas por minuto para que o volume termine no tempo pré-estabelecido?

*Como não existe a possibilidade de controlar décimos de gotas em um equipo, procedemos a seguinte regra de arredondamento: quando o número após a vírgula for 1, 2, 3 ou 4 mantemos o mesmo número sem os décimos quando o número após a vírgula for 6, 7, 8 e 9 arredondamos para cima, como exceção temos o número 5, neste caso será necessário encontrar a segunda casa após a vírgula.

Portanto neste caso teremos que infundir 42 macrogotas por minuto para que o volume de 500 ml termine em 4 horas.

Atenção: Este conteúdo faz parte do CURSO ONLINE de CÁLCULO e ADMINISTRAÇÃO de MEDICAMENTOS do Enfermeiro Aprendiz. Disponível no link: http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/curso-de-calculo-e-administracao-de-medicamentos/

E quando for utilizado um equipo de microgotas?

Quando for utilizado um equipo de microgotas (mais usado em pediatria), a fórmula utilizada é:

Exemplo:

A prescrição é de 400 ml de Soro Fisiológico 0,9% para ser infundido em 4 horas. Quantas microgotas serão infundidas por minuto para que o volume termine no tempo pré-estabelecido?

*Como há um número “redondo” não existe a necessidade de usarmos a regra de arredondamento. Portanto neste caso teremos que infundir 100 microgotas por minuto para que o volume de 400 ml termine em 4 horas.

Como proceder em prescrições com um tempo inferior a uma hora?

Quando houver a prescrição de um volume em minutos, utilizamos duas novas fórmulas:

*Para equipos macrogotas:

*Para equipos microgotas:

*As regras de arredondamento permanecem iguais.

Exemplo:

A prescrição médica é de 100 ml de Ringer Lactato para ser infundido em 30 minutos, calcule em macro e microgotas.

Deverá ser infundido 67 macrogotas por minuto.

Deverá ser infundido 200 microgotas por minuto.

 

Exercícios

  1. A prescrição médica é de SF 0,9% 300 ml para ser infundido em 4 horas. Calcule a quantidade de macrogotas e microgotas deverão ser infundidas por minuto para que o volume termine dentro do tempo prescrito.
  2. A prescrição médica é de SG 5% 400 ml para ser infundido em 5 horas. Calcule a quantidade de macrogotas e microgotas deverão ser infundidas por minuto para que o volume termine dentro do tempo prescrito.
  3. A prescrição médica é de SF 0,9% 100 ml para ser infundido em 30 minutos. Calcule a quantidade de macrogotas e microgotas deverão ser infundidas por minuto para que o volume termine dentro do tempo prescrito.
  4. A prescrição médica é de SG 5% 200 ml para ser infundido em 50 minutos. Calcule a quantidade de macrogotas e microgotas deverão ser infundidas por minuto para que o volume termine dentro do tempo prescrito.

 

REFERÊNCIAS

  1. GIOVANI, ARLETE. Medicamentos cálculo de dosagens. Scrinium: São Paulo, 2006.
  2. SANTANA, ELI. Farmacologia Básica e Cálculo de Medicamentos, Sem complicação. AG books: São Paulo, 2016.
  3. NOGINI, ZAINET. Boas práticas cálculo seguro volume 1. Coren SP: São Paulo, 2011.

Comentários

comentários