Anotação X Evolução de enfermagem. Qual a diferença?

Tempo de leitura: 1 minuto

Um tema tão corriqueiro, mas que traz tantas dúvidas. Quantas vezes você já percebeu que os profissionais de enfermagem associam a anotação de enfermagem como o registro realizado apenas pelo auxiliar ou técnico de enfermagem? Você sabe a diferença entre anotação e evolução de enfermagem?

A anotação de enfermagem trata-se de um registro pontual, que visa garantir o registro da situação em que o paciente se encontra naquele momento, dos procedimentos de enfermagem realizados ou não realizados e das observações feitas. A anotação de enfermagem pode ser realizada pelo enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem.

Já a evolução de enfermagem, trata-se do registro da evolução do paciente nas últimas 24 horas, sendo esta realizada exclusivamente pelo enfermeiro, uma vez que depende de conhecimento técnico-científico e raciocínio clínico para reflexão, análise e contextualização dos dados coletados, características estas que não são exigidas para a formação do profissional de enfermagem, de nível técnico.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a anotação de enfermagem pode e deve ser realizada pelo Enfermeiro. Erroneamente, muitas instituições e profissionais de enfermagem utilizam o impresso de evolução de enfermagem para anotar um procedimento realizado, por ter sido realizado pelo enfermeiro, mas o correto é que essas anotações pontuais sejam feitas na anotação de enfermagem e a evolução do paciente nas últimas 24 horas seja realizada na evolução de enfermagem, pelo enfermeiro.

diferença anotação e evoluçao


Cadastre seu e-mail no nosso portal, em breve teremos muitas novidades e não queremos te deixar de fora delas =)

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado! Se gostou do artigo, deixe seu comentário, compartilhe com os seus amigos e/ou com sua equipe.

Até o próximo artigo!


Referências bibliográficas:

  • Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – COREN. Anotações de enfermagem. [on line]. Disponível em: http://www.portaldaenfermagem.com.br/downloads/manual-anotacoes-de-enfermagem-coren-sp.pdf [31/08/2016]

 

Comentários

comentários